Assessoria de imprensa sem Marketing torna o trabalho mais difícil

Quando o planejamento de comunicação é falho, as ferramentas não funcionam

Por Leonardo Leão - Em 20.10.2015

Se pensarmos o marketing como uma pirâmide organizacional, teremos a assessoria como a última parte do sistema, a parte mais baixa. Ou seja, a pirâmide começa com o planejamento da imagem e do(s) produto(s) da instituição, depois vão sendo postas as sub-divisões: a comunicação interna, publicidade, assessoria de imprensa e a equipe de mídias sociais.

Nenhuma das ferramentas funcionam se o planejamento não for bem pensado. O primeiro passo para um plano de sucesso é interligar o Marketing à Comunicação para que possa entender as necessidades de cada área.

A assessoria de imprensa, por exemplo, entende o que é importante para a mídia. Então é ela quem pode sugerir ações, novidades, pautas e até sugestões para a empresa que aumentem a visibilidade positiva perante os veículos. Por isso, o Marketing tem que conversar com a assessoria para melhorar o resultado.

O tom de voz que uma empresa adota é bem aceito nas redes sociais? Não adianta a organização “falar sério” e ter uma rede social “leve e engraçada”. O plano de marketing também deve levar as sugestões da equipe para montar o tom de voz e a imagem da instituição.

Você contrata uma agência publicitária ousada e jovem, mas trabalha com uma imagem conservadora? Não faz sentido! Fecha com uma assessoria de imprensa sem ter um produto minimamente diferenciável para o público? Também não faz sentido!

Ou seja, com um marketing mal feito, a comunicação não poderá fazer milagres. Ambos caminham juntos. Vamos para uma hipótese: criação de um evento. Peça sugestões à assessoria de imprensa, para descobrir o que será preciso para chamar a atenção da mídia. Converse com a Comunicação Interna para ver a possibilidade de usar esse evento como uma estratégia de Endomarketing. Chame as redes sociais para criar ações na internet e chamar o público.

O Marketing deve ser traçado desta forma. Conversando diretamente com as divisões abaixo para criar um plano compacto e que dê poder total a todas as ferramentas de divulgação. Se você planeja tudo separadamente, está fazendo isso errado!

Reveja a organização da sua empresa. Una todas as diretrizes e entenda o que cada área busca para armar um plano. Entregar um produto pronto, com um plano pronto e falar para a Comunicação “se virar” pode ser um tiro no pé.